Conforme o lançamento de Tomb Raider: Underworld vai se tornando mais próximo, mais e mais novidades e/ou promessas vão aparecendo. Ao que parece, a EIDOS pretende que o título seja realmente um divisor de águas — e, presumivelmente, dessa vez eles falam sério. Basicamente, os pilares são: máxima interação com o ambiente, inúmeras animações para os movimentos de Lara e um esquema de ataque absolutamente reformulado.
Tipicamente Tomb Raider
É claro que as novidades parecem ficar mesmo no campo da jogabilidade, já que a história, convenhamos, está bem de acordo com o que se encontrava nos títulos anteriores: fantástica, improvável e bastante envolvente. Lara dessa vez parte em busca do lendário machado de Thor, o que, ao contrário do que se poderia pensar, leva a heroína a diversos lugares nem um pouco nórdicos do globo como México, Tailândia e algumas regiões do mediterrâneo.
Isso porque, ao que tudo indica, a lendária arma possui uma enorme ligação com várias civilizações diferentes, possuindo poder suficiente para destruir a Terra. Mas é isso, sem mais spoilers. Basta concluir que essa faceta da história cai como uma luva; é a deixa para o jogo trazer diversos ambientes distintos que devem promover a tão alardeada interação com os cenários.
Embora a história principal de Underworld se passe algum tempo depois dos fatos de Tomb Raider: Legend, os desenvolvedores resolveram adicionar uma espécie de resumo dos títulos anteriores, o que deve ser uma ótima oportunidade tanto para interar novos jogadores quanto para refrescara a memória de fãs de longa data. A mansão croft também foi novamente incluída, servindo novamente como tutorial. Entretanto, dessa vez as condições serão bem mais adversas, na medida em que Lara deve escapar de um luxuoso solar em chamas.
Controles muito mais versáteis
O que mais tem chamado a atenção em relação à jogabilidade de Underworld é sem dúvida a possibilidade de se mirar em mais de um alvo por vez. Entretanto, o combate com armas de forma geral parece ter um potencial (e uma utilidade) bem maior agora. Bem, as duas pistolas ainda serão as armas default da heroína. Entretanto, ela também poderá escolher entre um rifle de assalto, uma submetralhadora, uma arma de tranqüilizantes e um arpão a qualquer momento, sendo que cada uma será mais adequada a um inimigo diferente.
Controle a bela Lara em lugares sinistros. A possibilidade de se mirar em vários alvos ao mesmo tempo mostrará a sua utilidade nos diversos momentos em que a heroína se verá cercada por toda espécie de animais ferozes (pois é, ainda são animais, para desespero dos ativistas de plantão). Também será possível alternar entre os alvos utilizando o direcional esquerdo, a fim de atacar um inimigo que esteja mais próximo. Atirar agora também vai arrancar certas portas de suas dobradiças, ocasionando uma oportuna passagem entra áreas.
Underworld ainda mantém os famosos tiros baseados no nível de adrenalina. Entretanto, agora não será mais necessário esperar que a barra se complete para, enfim, disparar um tiro fatal no inimigo. A qualquer momento você poderá utilizar a quantidade disponível na barra para disparar um tiro que vai tirar uma quantidade consideravelmente maior de energia. O mecanismo ainda é o mesmo, o tempo transcorre mais lento e será necessário um bom timing para disparar no momento exato.
Os movimentos de Lara também passaram por uma ligeira reformulação, parecendo agora ainda mais contextuais. Lara agora será capaz de rolar sob destroços, e o mesmo botão também deve ajudar a desviar de ataques. Existe também um único botão que deve servir para interagir com o ambiente, gerando efeitos distintos dependendo da situação (como pegar itens e acelerar as escaladas).
As parafernalhas de Miss Croft
Entre todas as geringonças que acompanham Lara através do jogo, possivelmente o seu PDA seja o mais útil. O prático equipamento não só inclui um sonar que gera um mapa 3D das cercanias como também mantém um diário contendo o desenvolvimento da história, fotos tiradas pelo jogador e dados sobre personagens encontrados durante as viagens. O dispositivo ainda guarda um inventário dos itens carregados.
Algumas supresas durante a caça de tesouros. O aparelho ainda mantém a função de “guia de campo”, que nada mais é do que um “cheat” ortodoxo. Quer dizer, naqueles momentos em que você estiver parcial ou completamente perdido, talvez seja a hora de pedir uma dica sobre o que fazer e mesmo aonde ir. Utilizando a opção “dica”, a própria Lara indicará um ponto que ao qual você deveria dar mais atenção. Já utilizando a opção “tarefa”, o jogo diz despudoradamente o que se deve fazer.
Felizmente para uns e infelizmente para outros, as dicas não servirão para resolver os muitos puzzles de Underworld. E, por falar nisso, Lara agora terá pela frente vários puzzles que, embora lembrem bastante o estilo clássico de TR, envolvem todo o cenário em um escala sem precedentes.
Estão novamente presentes os clássicos itens espalhados pelo cenário. Basicamente, eles pertencem a duas categorias: tesouros e relíquias. Enquanto que os tesouros podem ser encontrados em várias partes do cenário durante uma fase, as relíquias são muito mais raras, sendo que existe apenas uma por fase. Presumivelmente, coletar esses itens vai novamente liberar uma série de extras, como rascunhos de ambientes conceitos artísticos dos personagens do jogo.
Underworld de fato tem mostrado não só ambientes mais ricos e detalhados, como também tem dado mostras de que pode incluir uma jogabilidade funcional sem precedentes na série. além disso, a interação de Lara com os ambientes parece acontecer de forma muito mais fluída, tanto nos ataques como nos saltos e escaladas.
Tomb Raider: Underworld desembarcar dia 21 de novembro.
-------------------------------------------- Pessoal, só lembrando, não seram aceitos comentarios contendo: -Palavrões. -Ofensas. -Pedidos de jogos, para isso existe o post de pedidos. -Procure se informar sobre o que é um jogo RIP, ou um crack no F.A.Q. do blog antes de perguntar.
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